postava fotos da sala de gravação a cada 2 minutos.

O Escravo

O Escravo

O escravo fala de uma situação quase masoquista: gostar de alguém que não nos valoriza, que não nos apoia, tanto faz se você vive com esta pessoa ou se você apenas é escravo de uma paixão platônica. Inicialmente um reggae, quase saiu do disco, chegamos a tentar outra letra, mas acabamos ver que a sua simplicidade é que era o grande charme da música.

Escuta Aqui

Escuta Aqui

Uma das mais bonitas canções que Alvaro escreveu. Na primeira vez que gravei a música, não resisti e chorei. As vezes, trabalhamos tanto com música que fico pensando que não serei mais capaz de me emocionar assim. Graças a Deus, ainda me emociono. Em estúdio, a música acabou ganhando um tema 'a la Cure'. Quando começamos, embora ouvíssemos muito as bandas da década de 80, não eram elas exatamente nossas influências. Nossas sonoridade bebia de fontes como Beatles, Led Zep, Queen, Chico Buarque, Caetano e Rita Lee. Somente com o tempo é que Police, U2, Talking Heads, Peter Gabriel, XTC e muitas outras bandas passaram a nos influenciar. É necessário um certo período de incubação para que uma banda se torne influência. Do contrário, me soa mais como oportunismo. Por isso, a influência das bandas de 80 me pareceu natural e com nossa assinatura.

Você Existe, Eu Sei

Você Existe, Eu Sei

A letra da Patrícia Carvalho fala sobre a busca de nossa alma gêmea, de nossa metade. O grande amor de nossa vida poderá estar passando bem do nosso lado hoje e só mais tarde notaremos isto (se notarmos). No entanto, a letra também me passou uma outra idéia. Como será o rosto das pessoas com quem conversamos via internet? Embora seja um conceito não abordado originalmente pela Patrícia, acho curioso como a letra se encaixa neste tema.

Beijo, Sexo, Tchau

Beijo, Sexo, Tchau

Canção de Coelho e Patrícia Carvalho para o disco de Vinny.

Nunca Estou Só

Nunca Estou Só

Esta música surgiu de uma poesia sobre amizade escrita por Sheik para seu amigo dentista Silvio de Luca. Tentamos gravá-la em 94, no disco Agora e depois encontramos o arranjo certo para utiliza-la em 2000, no Escuta Aqui.

Pra Terminar

Pra Terminar

Uma bela letra do Herbert. Um arranjo feito e gravado em dois dias, um clima de 'Album Branco' dos Beatles em todo o estúdio com predominância dos sons indianos. Valeu, Herbert.

Ana Rita Joana Iracema e Carolina

Ana Rita Joana Iracema e Carolina

O segundo disco de Ana Carolina contou com uma versão nova de Pra Terminar

a versão dela

Pra Terminar

Ana Carolina deu um toque bem diferente da música de Herbert. E foi um sucesso na voz dela.

Retirantes

Queríamos incluir os Lerê-Lerê na música O Escravo. Cantávamos na demo assim, mas não entrou no disco.

Eric e Henrique

O Escravo

Eric & Henrique gravaram nossa música pouco tempo depois.

Quando Eu Te Encontrar

Quando Eu Te Encontrar

Primeira música apresentada por Birita a nós para este disco, ainda em 1998. Uma bela canção que foi muito arranjada e trabalhada. A letra inicial era cheia de versos muito compridos que tornavam a melodia muito metralhada. Beni trabalhou nesta edição. Ao mudarmos, demos mais suavidade à música e compreensão à letra. Dois anos depois do lançamento do disco, fez sucesso na novela Malhação.

Tarde

Tarde

Gravamos com um baixo Hoffner, aquele que Paul McCartney usou por muitos anos nos Beatles. Casou muito bem o som com a letra de Birita.

Não Faz Mal

Não Faz Mal (When Love Breaks Down)

Se na versão original, o casal protagonista vivia brigando, em nossa leitura, analisamos a separação como algo importante em nossas vidas e lançamos um olhar otimista sobre o tempo vivido com a outra pessoa

When Love Breaks Down

When Love Breaks Down

Prefab Sprout. Uma banda querida dos músicos e críticos, mas que ficou mesmo famosa no Brasil com esta canção.

Bolhas de Sabão

Bolhas de Sabão

No começo achava estranho : 'nao me venha com a dor de quem não conseguiu, quero insatisfação' - afinal, isto não é a mesma coisa? Birita me explicou : queria que bolhas fosse um brado contra o conformismo. Chega de chorar mágoas, de se acomodar, Se algo te incomoda, mostre a insatisfação. Não pense no que já aconteceu, busque o que virá.

Saber o Sabor

Saber o Sabor

O nome era Fogo. Depois virou Santuário do Caraça e finalmente chegamos a Saber o Sabor. O clipe desta música, acima, foi feito somente em 2009 com base em viagens que fizemos pelo interior do Maranhão.

Problema

Problema

Birita começou tocando uma música simples no violão e cantando o refrão dela. A partir daí, começamos a construir os versos e em poucos minutos, estava pronta. Tal como Zé Ninguém em 91, Boquiaberto em 98, esta era a nossa música de conscientização do disco.

Nada Disso

Nada Disso

Nossa canção para o raiar do século XXI. A letra desta música começou a ser escrita em 1992 quando ouvi Metal Contra As Nuvens, do quinto disco do Legião. A parte instrumental desta peça de 11 minutos me inspirou a escrever os primeiros versos. Liguei logo para Paulinho Moska, li o que havia feito e decidimos compor alguma coisa juntos. Desenvolvemos entao a melodia e uma estranha harmonia. Ficamos por aí. Nada foi muito adiante. Em 99, ao ouvir um dedilhado interessante de Alvaro Birita, voltou à minha memória toda melodia feita com Paulinho Moska e cantei a letra como se ela já estivesse pronta para ser tocada com aquela idéia de harmonia do Birita. Voltamos a pegar as idéias e fizemos o refrão e a parte final.

versão viva da capa

Gravado na Rio-Teresópolis, recriamos as fotos da capa, desta vez com movimentos.

Sol da Liberdade

Sol da Liberdade

Um disco com produção top, mas que impactou nas contas da BMG.

videoclipe de Você Existe Eu Sei

Um clipe feito com recursos mínimos mas que ficou muito legal. Patricia e Samir dirigiram o clipe, filmado todo em super-8. A limitação fez o estilo. As cenas no banco foram criadas no dia da gravação. Tudo foi feito no centro do Rio de Janeiro: Arco do Teles, avenida Rio Branco, região próxima da Candelária.

e mais...

image
Algumas telas da faixa interativa, desenvolvida pela Croqui. Infelizmente, hoje os computadores são muito mais rápidos mas, incapazes de rodar estas faixas por serem de sistemas operacionais muito, mas muito velhos