biquini.com.br

biquini.com.br

O disco que nos colocou nos trilhos novamente

O Dia Em Que Faremos Contato

O Dia Em Que Faremos Contato

A idéia era começar o nosso disco com este som que abre o disco de Lenine. Isso é o barulho de um modem se conectando com a Internet. Como ele já havia feito o mesmo, abortamos a nossa.

Sexta-Feira

Sexta-Feira

Quando tocamos ao vivo esta música pela primeira vez, levamos um susto! Foi em Conceição do Mato Dentro, MG. Em geral, músicas inéditas nos shows costumam ser momentos em que o público fica mais atento e menos agitado. No entanto, bastou tocá-la para que a praça da cidade virasse uma festa de arromba. Não sei se as pessoas conhecerão esta música, mas só pela lembrança daquele show ela já mereceu ser gravada! A letra partiu de um texto do Sheik ("Manual dos Incongruentes") que fui mudando até perder totalmente o sentido original

Goiatuba

Era para termos feito um videoclipe desta música. Montaríamos uma cidade com base nas fotos e contribuições de fãs através da Internet. Entretanto, o projeto acabou levando muito tempo e tivemos que abortá-lo ainda na fase de desenvolvimento. Sobrou apenas um animatic, dando uma idéia do que poderia ser.

Goiatuba

Neste disco testamos muito os andamentos e os tons antes de gravar .As vezes, regravamos faixas inteiras por não ficarmos satisfeitos com os resultados. Goiatuba já estava pronta para ser mixada, quando resolvemos mudá-la totalmente. Com um andamento mais lento, a participação de um mestre do baixo eletrônico (Aurélio Dias) e um tom mais grave, conseguimos passar a atmosfera de paz que tínhamos em mente. Quanto à letra, considero uma homenagem a todas as cidadezinhas que já conhecemos e as que ainda iremos conhecer

Campo de Centeio

Campos de Centeio foi escrita por mim em 1986. Esta lendo O Apanhador no Campo de Centeio, mas a idéia era outra. Pensei em quantas sementes foram jogadas à terra no sertão da seca. Só quando chover saberemos o que vai brotar. Centeio? Quem saberá?

Escola

Escola

A música era originalmente em tom menor. Os arranjos não se desenvolviam. Quando mudamos para um tom maior, todas as idéias surgiram rapidamente. Já tocamos ela nos shows desde 96. Na gravação, usei um Vocalist, aparelho que cria vozes muito malucas, e baixei minha voz em uma oitava nos backing vocals. Para terminar, ao encerrar a música com "Gol Legal" parafraseei Mario Vianna, juiz de futebol e comentarista antológico dos anos 70 e 80 nas rádios do Rio.

Coronel

Aqui Dentro

Aqui Dentro

Originalmente tinha um certo quê de Fleetwood Mac ou Steely Dan, mas acabou sendo transformada em um dance.

Mesmo Assim

Mesmo Assim

Quem já não teve um ano horrível, em que tudo aquilo que se planejou não aconteceu da maneira esperada? Birita sintetizou tudo isso muito bem nesta canção. O bandolim e o piano dão um toque melancólico, mas a música me soa como um brado de otimismo!

Theme From New York New York

Orra Meu

Orra Meu

O pop brasileiro é que tem cara da bandido!

I Hear You Call

I Hear You Call

Paul era baixista desta banda. Quando esteve no Brasil, se casou com uma brasileira e passaram a morar aqui. Desde então, se tornou um grande produtor musical no país. O Biquini foi um dos primeiros artistas a trabalhar com ele.

Puro Êxtase

Você Não Sabe Quem Eu Sou

Este disco está fora de catálogo em todas as redes sociais, por enquanto.

Noite

Outro disco totalmente fora das redes digitais. Aliás, muitos artista estão com suas discografias totalmente esburacadas. Esperamos que o tempo resolva esta questão. Ainda assim, o Samba da Caixa Preta mostra bem como a música eletrônica ditava a estética rock do final dos anos 90.

Pintura Íntima

Pintura Íntima

Kid Abelha deu o pontapé inicial nos discos de remixes de sucessos. Capital, Marina, Cazuza e Biquini também tiveram discos assim, em 1999. E Lulu Santos já navegava nesta onda com sucesso há alguns anos, mas com trabalhos autorais. Vinny foi outro artista que se firmou com esta proposta. Este trabalho deu uma guinada dance ao trabalho do Kid.

Pop

Pop

Até a banda mais importante da década de 90, o U2, mirou seus canhões para a música eletrônica na década de 90, tendo como expoente o seu disco Pop. Não foi um de seus melhores resultados, por sinal. Mas essa era a onda. Bandas como Garbage e Prodigy eram outros exemplos da cena, enquanto Djs e produtores como Moby e Chemical Brothers se destacavam.

Dançar Pra Não Dançar

Dançar Pra Não Dançar

A idéia de gravarmos Dançar Pra Não Dançar partiu de Jorge Davidson, diretor artístico da BMG.

Fruto Proibido

Fruto Proibido

Adoro a sonoridade deste disco da Rita. Impecável!

Sabor do Sol

Sabor do Sol

A música original tinha um andamento bem mais lento e era típicamente rock'n'roll. Buscamos fazer um arranjo para se dançar, tal como a letra sugeria.

Strawberry Fields Forever

Strawberry Fields Forever

Janaína tinha originalmente dois finais: o primeiro acabava no refrão e a música voltava para a entrada do solo de sax.

Dançar Pra Não Dançar

Dançar Pra Não Dançar

A música original tinha um andamento bem mais lento e era típicamente rock'n'roll. Buscamos fazer um arranjo para se dançar, tal como a letra sugere

Siderado

Siderado

Disco do Skank com produção de Paul Ralphes

Aqui Dentro

Aqui Dentro

Durante meses, tocamos a música apenas com baixo e bateria. As idéias de Coelho e Miguel para a canção deram uma guinada no arranjo que tendia para algo meio discotheque.Saiu um arranjo no estilo Fleetwood Mac, mas acabamos voltando às pistas de dança com a produção house de Paul Ralphes

Eu Só Quero Um Xodó

Eu Só Quero Um Xodó

Adoro a música, mas a idéia de cantá-la com um arranjo de Lulu Santos acabou não dando liga.

Liga Lá

Liga Lá

Album de Lulu Santos, com pitadas de música eletrônica

Sabor do Sol (Tutamix)

Sabor do Sol (Tutamix)

Esta versão foi produzida paralelamente a que nós gravamos por Paul Ralphes. Tuta estava em Nova Iorque e trocamos idéias por telefone sobre o arranjo, antes de viajar. Gravada em dois dias nos estúdios Soundtech, acabou levando a música novamente para o arranjo discothéque que fizemos inicialmente, só que com a experiência de quem já havia trabalhado com Pet Shop Boys.

Dançar Pra Não Dançar (Tutamix)

Esta versão, produzida por Tuta Aquino, foi gravada em Nova Iorque. Steve Barkan, foi quem mixou. Foram cinco dias em NYC trabalhando doze horas por dia. O arranjo, mistura modernidade com um toque setentista. Como a voz ficou muito solta, preferiu-se não incluir backing vocals

Até Quando Esperar

Até Quando Esperar

Clássico da Plebe Rude, que na época era cantado nos shows pelos Paralamas.

Discothéque

Discotheque

Música que lançou o disco Pop, do U2, cuja mixagem ficou a cargo de Steve Barkan, que trabalhou em Dançar Pra Não Dançar (Tutamix)

Janaína

Um belíssimo clipe dirigido por uma equipe com muitas mulheres. Mini Kerti e sua equipe captaram a alma de Janaína, interpretada pela atriz Iris Bustamante.

Garota Nacional

O sensual clipe do Skank

Andar na Pedra

Os clipes na época eram feitos assim: com mulheres seminuas e muita plasticidade.

Remixes

e mais...

image
Bruno grava músicas para biquini.com.br com Tuta Aquino em Nova Iorque, 1997
image
Herbert Vianna como convidado no show que fizemos no Ballroom em 1998. O projeto Biquini à Vontade teve poetas, músicos, curtas e muita inovação.
image
Sideral, Carla Daniel, Moska, Bruno, Marcia Bulcão (Blitz) e Cabelo (Boato) foram alguns dos convidados das quartas feiras do Biquini Cavadão no Ballroom em 1998.
image
Seu Jorge, ainda no Farofa Carioca, cantou conosco No Mundo da Lua. Eram de três a quatro convidados por noite, todas as quartas de novembro.
image
Coelho e Zé Ramalho na canja que o grande mestre deu no show do Biquini. Cantaram Vila do Sossego e Admirável Gado Novo. Ballroom, Rio de Janeiro, 1999.
image
Herbert Vianna, Benjor, Frejat, Bruno e Miguel, todos juntos no palco do BallRoom em 1999 no show do Biquini Cavadão À Vontade.
image
O Globo, 11 de Janeiro de 1998. Em matéria para Mario Marques, a banda fala sobre o novo CD biquini.com.br.
image
Matéria sobre o CD biquini.com.br no Correio Brasiliese, 1998.